Escolha uma Página

Olá! Tudo bem? Como está a sua empresa? Como estão os seus colaboradores? Como está a sua vida?

Você tem trabalhado apenas por dinheiro, ou tem uma força maior que te faz levantar todos os dias?

QUAL O PROPÓSITO DA SUA VIDA COMO LÍDER E EMPRESÁRIO?

Você já parou para pensar qual a razão de existir da sua empresa, qual o propósito dela e para onde exatamente ela está indo?

E as pessoas que fazem parte da sua equipe, para elas, qual o motivo para trabalhar todos os dias, é para pagar as contas?

Você sabia que definir seu propósito pode mudar sua vida e a vida de seus colaboradores para sempre?

Quero te convidar para fazer um pequeno exercício e tentar descobrir qual a razão de sua existência:

Pare e pense nas últimas empresas em que você trabalhou ou que você administrou. Você sabia por que, e para que estava trabalhando?

Se a sua resposta for “para o lucro da empresa”, o que é bem plausível, também é possível que você não tivesse o menor conhecimento sobre o propósito da empresa – talvez a organização fosse incapaz de transmitir esse objetivo de forma clara.

Hoje, além de Sócio Administrador do ICDT, entre outras atividades, também atuo como Gerente de RH no Curso SENAP, empresa a qual tenho uma identificação enorme.

Nosso Diretor César Araújo, iniciou um trabalho para definirmos o Propósito de cada departamento, e que precisava estar ligado ao propósito geral da empresa.

E foi impressionante como todos os departamentos se identificaram com a ideia e passaram a pensar a respeito do assunto, até encontrar seu propósito de vida. Foi possível notar que essa pequena tarefa deixou todos focados em descobrir a causa pela qual trabalhamos.

Para o meu setor de RH foi relativamente fácil, pois já tenho o meu “motivo” para acordar motivado todos os dias, e garanto “que não é apenas pelo dinheiro”, mas sim:

Porque sei que posso ser um agente positivo na vida das pessoas, contribuindo para que sejam seres humanos cada vez melhores e profissionais com grandes resultados.

O que estou querendo dizer aqui é que, independente da área, é importante identificar o seu “motivo”.

Voltando aos objetivos da sua empresa, é importante frisar que os objetivos do negócio podem e devem estar conectados com os objetivos dos colaboradores.

É uma tarefa simples? Absolutamente não! Então se achar que faz sentido, começa a focar nisso hoje juntamente com sua equipe, para colher grandes resultados a médio e longo prazo.

ATENÇÃO: Tenha bastante foco e paciência na realização dessa tarefa e não use a receita do Nissin Miojo – Tudo em 3 minutos, pois a ansiedade é um mal que atrapalha os resultados.

Durante essa tarefa responda às seguintes questões:

O QUÊ sua empresa faz?

COMO isso é realizado na prática?

E por último, responda PORQUÊ ela faz isso. É uma causa justa?

Respondendo a essas 3 perguntas você irá encontrar o DNA do seu negócio, e isso tem que ficar bem claro para todos que fazem parte de sua empresa.

Depois de encontrar a essência e o DNA de sua empresa tudo ficará mais claro e fluirá com mais naturalidade.

Falando em DNA, olha só, ele está tão compactado no núcleo celular, que se fosse possível esticá-lo, ele teria 2 metros de comprimento.

SUA EQUIPE ESTÁ COMPACTADA COM A SUA EMPRESA?

Assistindo a uma ministração recente, escutei a seguinte frase, “SEU SONHO PODE ESTAR DENTRO DO SONHO DE ALGUÉM”, ou seja, compactado com o sonho de outra pessoa ou negócio!

Será que os seus colaboradores acreditam que as suas realizações podem estar conectadas com as realizações da sua empresa?

Você entende que isso faz sentido e acredita que é possível ligar as duas partes?

Se sua empresa já tem um propósito definido, te faço uma pergunta mais desafiante: VOCÊ REALMENTE ACREDITA NELE?

Pergunto isso pelo simples fato de encontrar missões definidas e inseridas em sites, placas de acrílicos lindas, banners, etc., mas infelizmente não foram inseridas no local principal que é “NO CORAÇÃO E NA MENTE DAS PESSOAS”

Se você acha que isso é “conversa fiada” e eu não te convenci, porque você é muito pragmático (a) e só olha para os resultados, veja só o que diz Rebecca Henderson, professora na Harvard Business School…

“Adotar um propósito na empresa traz:

·        Compartilhamento de crenças e opiniões, fazendo com que as pessoas trabalhem pesado e com melhor desempenho;

·        Autenticidade à organização, estimulando os colaboradores a acreditar no que realizam e a estreitar o relacionamento entre si;

·        Identidade, aumentando a confiança entre todas as instâncias da organização.”

Rebecca diz ainda que ter um propósito está associado a práticas de alta performance no trabalho, e que ele é um motor para a inovação.

Mais uma vez te pergunto:

QUAL O PROPÓSITO DA SUA EMPRESA E DE SEUS COLABORADORES?

POR FIM QUERO TE DIZER QUE VOCÊ PODE CONTAR COMIGO.

Me coloco a disposição para ajudar a sua empresa na conquista de resultados extraordinários, encontrando um destino que vale a pena investir.

Se você assistiu ao filme Alice no País das Maravilhas, deve lembrar do trecho: “SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE ESTÁ INDO, QUALQUER CAMINHO SERVE”.

Acredite: A SUA EMPRESA NÃO MERECE QUALQUER CAMINHO.

Te desejo muito sucesso e até o próximo artigo!

Lembre-se sempre: “Se deseja algo intensamente, esgote as possibilidades”

Rodynele Mota
Coach, Administrador, Gerente de RH e Palestrante